quinta-feira, fevereiro 04, 2010

pão na chapa

Em 2010 faz 20 anos que ingressei na universidade, no curso de Ciências Biológicas da UNICAMP, turma 90!

Graças à internet, podemos manter contato, planejar encontros e trocar emails sobre concursos públicos (!) - por incrível que pareça este tema é recorrente nas nossas comunicações.

Mas eu queria mesmo era falar do pão na chapa. Na época em que estava na graduação esse era o pedido tradicional no "café da manhã" na cantina do Bello (cuja estrutura física não existe mais ao lado do prédio do IB, resta apenas na memória de quem por lá passou algumas - ou inúmeras - tardes agradáveis embaixo dos flamboyants - estudando, fazendo trabalhos em grupo ou tomando cerveja (!!!!!) é... isso mesmo, naquela época a cerveja e a universidade coexistiam - pasmem). Ah é, havia o truco (que eu nunca consegui aprender a jogar - uma falha na minha formação).

Voltando ao pão na chapa: hoje vivi um momento de nostalgia quando fui procurar uma papelaria em um local da cidade de Sorocaba chamado de "Largo do Divino". Apesar de estar em Sorocaba há ~2 anos, devo ter passado 95% do meu tempo no trecho casa-trabalho-casa, portanto ainda existe uma Sorocaba completamente inexplorada e desconhecida por mim. Há uma capela antiga muito simpática (que parece ter uns 140 anos) que é a alma do bairro, e a casa do "Divino", claro. E nas ruas do bairro tudo faz referência (ou reverência) ao Divino: Drogaria do Divino, Papelaria do Divino (era a que eu estava procurando), Lanches Divino (esses prometem...), e outros vários nomes com o mesmo "sufixo". É engraçado como isso gera uma "identidade visual" marcante, dá uma impressão que você entrou em outra dimensão... nessa dimensão tem uma padaria chamada... panicenter (não sei o que poderia ter acontecido com a padaria do Divino... ), onde comi um saudoso (veja bem, eu não disse saudável...) pão na chapa acompanhado de um pingado (ou café com leite).

Acabei fazendo este "link" acidental entre Sorocaba e meus idos anos da graduação, tudo por causa de um pão na chapa (será que existe alguém que nunca comeu um pão na chapa?). Mas assim aproveito para falar um pouco da cidade que abriga o novo campus da UFSCar que trouxe na carona professores e estudantes de várias regiões do Brasil. Sorocaba nunca mais será  a mesma, nem nós!

Em boa hora: parabéns aos formandos das primeiras turmas dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e Turismo! Que vocês ainda possam se encontrar nos próximos 10, 15 ou 20 anos para lembrar dos dias em que comiam pão na chapa num trailer improvisado (espero que estejam todos empregados nas datas acima mencionadas!).  

A postagem hoje só não mencionou que o pão com ovo também era outro sucesso da culinária da cantina do Bello! Mas esse assunto fica para outra oportunidade. Afinal este seria um blog científico, não gastronômico (muito menos de gastronomia universitária: pão com ovo, pão na chapa, miojo, bandeijão, cachorro-quente da tia Maria, etc.).

Bom início de ano

5 comentários:

Adilson J A de Oliveira disse...

Olá Ana,
Está virando escritora, hein?
Na Ufscar que você não conheceu também tinhamos o nosso pão na chapa, sempre feito pelo Bigode na lanchonete do RU, que também não existe mais. O Bigode trabalha na Reitoria agora e continua uma simpatia.
Houve também o forte Apache que desapareceu para existir o espaço do Departamento de Artes....Sem dúvida a lembrança desse passado sempre traz coisas boas.
Torço muito que vocês transformem Sorocaba como São Carlos foi transformada.
Uma das coisas que mais me orgulho é ser um "ufscariano". Espero que você também se orgulhe de ser também.
Um grande abração
Adilso

Adilson J A de Oliveira disse...

Escapou o n... rrssss
Adilson

via gene disse...

Olá AdilsoN!

Que satisfação ler seu comentário! Esta postagem saiu um pouco do padrão do via (se é que há algum padrão no via gene...). :)

Obrigada pelo resgate histórico do "pão na chapa" da UFSCar-mãe. Essas memórias ajudaram a construir a sua identidade "ufscariana", não?

Em pouco mais de 2 anos o aprendizado tem sido enorme... e vai nascendo uma identidade nova junto à UFSCar. Espero que nós possamos trazer muitas coisas boas para Sorocaba. E novamente, obrigada pelo depoimento!

grande abraço,

ana claudia

Lee disse...

Ana!! Pao na chapa! uau! Num raro momento de pausa (com o meu chazinho), resolvi visitar a Via Gene - sempre otimo ler os seus posts! A grande pergunta que tenho - ai tem tambem o Pao-com-Ovo, que era consumido no lugar do pao na chapa em dia de pagamento de iniciacao cientifica/ PET?! Um beijao e saudades! Lee

via gene disse...

Ave Lee!

Pois é... ainda não experimentei o pão-com-ovo daqui (só o que eu faço em casa :)). Obrigada pela visita e pelo comentário! Pelo jeito a correria aí anda grande... só dá para parar na hora do chá (se bem que inglês toma chá toda hora, não?)? Isso que dá querer só publicar na PLOS... tem que viver correndo mesmo :) :) :)

Estamos com saudades! Beijos na E. e na G.!!

ana